Instalação Artística em Espaço Urbano - 5 ª BIENAL DE CORUCHE 2013
TOCO-TE
(Menção honrosa)

O projeto TOCO-TE nasce a partir do estudo da escrita Braille, da sua linguagem gráfica e simbólica, fazendo em paralelo uma reflexão sob a forma como os invisuais vêem o Mundo e a Arte e de que maneira essa linguagem chega ao resto do público tornando-se numa outra linguagem.
TOCO-TE pretende relacionar-se com o público física e visualmente, desafiando-o a tocar as peças, a interpretá-las, numa evidente integração no espaço envolvente.
Com a sua estrutura de barras em ferro, pintadas de vermelho, cravadas no chão, marca presença no espaço destacando-se pela sua forma e cor, estabelecendo um dialogo visual e morfológico com a estrutura metálica da ponte. Por sua vez, as meias esferas em inox escovado representam os pontos da escrita Braille ampliados, encontrando-se soldadas e dispostas sobre as barras metálicas formando a palavra TOCO-TE em Braille, estabelecendo um dialogo visual com os parafusos de aperto da estrutura da ponte. Por sua vez a onda desenhada no chão pela colocação das barras metálicas, representa o serpentear do rio por entre as margens, estabelecendo igualmente um diálogo com o espaço envolvente.
A instalação tem o comprimento total de 6140 mm (6,14 mt). è constituída por 14 barras de ferro de secção quadrada 120 x 120 x 3 mm de várias alturas pintadas com tinta zarcão vermelha da mesma cor da ponte, as barras encontram-se enterradas 400 mm no solo. A cada barra foram soldadas uma ou mais taças Inox escovado com 120 mm diâmetro de forma a escrever a palavra toco-te em braille ampliado 85%
TOCO-TE from Leonor Antunes on Vimeo.